quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Campanhas Inusitadas: Worms (!!!)


Voltei :D
Alguém lembra quando eu falei que tava com umas idéias legais pro blog? Pois é, essa série de posts é uma delas.
A idéia é simples: praticamente qualquer coisa pode se tornar uma campanha ou aventura de RPG, aqui eu simplesmente vou dar umas dicas gerais sobre como fazer certas campanhas ou aventuras curtas com temas diversos. Aliás, aceito sugestões de novos temas.

Worms
Worms é um jogo para diversos consoles como Playstation e PC, desenvolvido pela equipe da Team17. Worms é um novo estilo de jogo para estratégia, onde você controla um time de minhocas (sim, você leu certo) e tem como objetivo destruir seus adversários antes que seja destruído, utilizando desde granadas e bazucas a bananas e estátuas gigantes.
Sim, bananas.

Personagens Jogadores
Para entrar no clima de Worms, os jogadores devem fazer um esforço e se imaginar como minhocas nuas que tiram armas do bolso. Apesar disso, diversos acessórios podem ser adicionados, como capacetes de guerra, chapéus de aniversário, máscaras de halloween, luvas, anéis, óculos... tudo menos roupas.
A pontuação sugerida é 6-7 pontos.
As seguintes vantagens não se encaixam no jogo: Arcano, Ataque Múltiplo, Clericato, Deflexão, Elementalista, Magia (Branca, Negra e Elemental) e Magia Irresistível. Não é certo ter Vantagens Únicas, uma vez que todos são minhocas.

Aventuras
Um jogo de Worms pode acontecer de duas maneiras: ou o objetivo é destruir os adversários, ou cumprir um objetivo imposto pelo Mestre – como resgatar um refém ou entregar uma mensagem.
Os adversários são sempre minhocas ou minhocas diferentes (veja mais abaixo).

Armamento
Armas e mais armas. Isso é a marca de Worms (claro, além das minhocas).
Em jogo, pode-se assumir que um personagem pode utilizar qualquer arma que queira, e que ela recebe um bônus dentre os abaixo, escolhido pelo jogador na hora do ataque:
Através: essa arma lança energia (ou outra coisa, depende da imaginação do jogador) através do alvo, alcançando outro personagem e causando metade do dano a ele, arredondado para baixo.
Explosão: a arma explode depois de utilizada, causando 1d pontos de dano em todas as criaturas ao alcance corpo-a-corpo do alvo, seja aliado ou não.
Fogo: a arma libera fogo, que causa 1d-2 pontos de dano adicionais por duas rodadas ao alvo.
Lançadora: esta habilidade lança o alvo a 1d metros de distância.
Precisa: a arma oferece +1 na FA para acertar (somente acertar) o alvo com um ataque de PdF.

Exemplos de armas com as habilidades são: o taco de beisebol para a habilidade Lançadora, o morteiro para a habilidade Fogo, O míssil de calor para a Precisa...

Inimigos
Abaixo, seguem alguns exemplos de inimigos para uma batalha:

Worm Soldado Padrão: F0, H2, R1, A1, PdF1; 5 PVs, 5 PMs.
O Worm inimigo comum, que avança em mesmo número que os jogadores e que servem para morrer.
Worm Soldado Major: F1, H3, R1, A1, PdF2; 8 PVs, 5 PMs; Adaptador.
Um inimigo melhor, porém não tão poderoso. Serve para ataques em conjunto com Soldados e que fiquem próximos ao General.
Worm General: F2, H2, R3, A2, PdF1; 20 PVs, 5 PMs; Adaptador.
O líder do exército inimigo, que ataca com um grupo de majores.
Worm Hulk: F4, H1, R2, A2, PdF0; 15 PVs, 0 PMs; Armadura Extra (Força).
Uma Worm absurdamente musculosa, a ponto da cabeça quase ser engolida pelo pescoço. É usada para esmagar os personagens em câmaras e fossos de armadilhas.
Worm Zumbi, equipado com Serra Elétrica: F1, H1, R1, A3, PdF0; 5 PVs, 0 PMs; Armadura Extra (Corte, Perfuração).
Pra aproveitar o assunto Meme da hora. Essa Worm ataca em bandos maiores que o dos jogadores. Seu valor alto de Armadura representa o fato dela não se importar com ferimentos ou perigos.

5 Idéias de Aventuras
Para acabar o post, seguem 5 idéias para aventuras que não envolvam somente destruir os inimigos, se recuperar,destruir inimigos mais fortes, se recuperar, destruir o general e colocar mais pontos no personagem:
  • A Máquina Não-Boa: uma máquina extremamente poderosa é criada pelo exército inimigo. A missão dos jogadores é encontrá-la, acabar com todos que estejam protegendo-a e destruí-la.
  • Apocalipse Z: uma cidadezinha do interior é vitima de ataques de canibais que já deviam estar mortos. A missão dos jogadores é acabar com eles e tentar deixar a cidade inteira.
  • Cientista Perdido: um importante cientista aliado é seqüestrado antes de completar sua mais poderosa arma. A equipe, mesmo desfalcada, poderia tentar completar o trabalho, mas o danado do cientista levou consigo todos os planos da coisa!
  • Lost: os personagens acordam perdidos numa ilha, vítimas de um acidente de avião/navio/trem/nave espacial. Eles devem agora sobreviver e esperar o resgate. Se não fossem esses nativos malditos...
  • Mensagem Secreta: uma importante mensagem foi perdida. Os jogadores devem recuperá-la.

3 comentários:

  1. Uma coisa que eu esqueci de comentar é que nem todos os posts vão ser pro 3D&T (pensando bem, eu esqueci de comentar que esse post é pro 3D&T...)

    ResponderExcluir
  2. Muito doido!!! Eu estou criando uma mesa de pinguins:

    rpgsimples.blogspot.com

    Gilson

    ResponderExcluir
  3. Cara, esses pinguins tão muito fodas.

    ResponderExcluir